quarta-feira, 10 de março de 2021

Desemprego no Rio diminui, mas desigualdade permanece

 Perto de completar um ano desempregado o auxiliar de serviços gerais Antônio Ribeiro, 42 anos, morador de Queimados, se alegra e comemora por voltar ao mercado formal de trabalho. Passou num processo seletivo e vai vender sua mão de obra para um supermercado. Nesse período, sua renda vinha da venda de recicláveis e do Auxílio Emergencial.

Ele não está sozinho, o Rio foi um dos quatro estado em que o desemprego recuou, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua Trimestral (PNAD Contínua) divulgado pelo IBGE divulgado nesta terça.

No estado, o recuo no desemprego chegou a 19,4%. Perdendo apenas para Alagoas e Bahia com 20%.

“Quando olhamos para os dados regionalmente, vemos que a redução na taxa de desocupação não foi disseminada pela maioria das unidades da federação. Ela ficou concentrada em apenas cinco, mostrando que em vários estados ainda não se observou uma queda da desocupação”, afirmou Adriana Beringuy.

Desocupação foi de 11,9% entre os homens e chegou a 16,4% entre as mulheres

A PNAD Contínua também mostra diferença na taxa de desocupação de homens e mulheres no quarto trimestre de 2020. O percentual foi de 11,9% entre os homens e 16,4% entre as mulheres. Já entre as pessoas pretas, a taxa foi de 17,2%, enquanto a dos pardos foi de 15,8%, ambas acima da média nacional (13,9%). Já a taxa dos brancos (11,5%) ficou abaixo da média.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...