quinta-feira, 23 de junho de 2022

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante país da América Latina. Todos que trabalham pela inclusão devem ficar felizes num momento como este. A eleição da advogada  Francia Marquez na Colômbia como vice-presidente é um alento para todos que se entendem como democratas.

Particularmente no Brasil, a esquerda está eufórica. Não poderia ser diferente. Teriam razão completa se não fosse um senão: já tivemos uma mulher com todas essas características como candidata, e o principal partido de esquerda do Brasil, o PT, preferiu destruí-la.

Marina Silva, essa mesma que agora Lula quer convencer a apoiá-lo, tem história de vida tão parecida ou ainda mais marcante que a de Francia Marquez.

Nesse momento recheado de hipocrisia, a memória (falha?) dos que a acusaram, caso fosse eleita, tiraria a comida do prato dos brasileiros, uma horrenda orquestração na campanha para não apenas  escanteá-la, mas para destruir sua reputação. Uma mulher íntegra que passou por todo tipo de dificuldade que a nossa sociedade excludente pôde impor.

Nem o PSOL, satélite do PT, parece ter se importado para isso. Essa esquerda carcomida, que funciona como rebanho e não se permite individualmente uma crítica, têm medo do cancelamento. Nem sequer se perguntam se é coerente apoiar um candidato como Lula. É claro, estão lutando contra o fascismo e pela democracia, a memória seletiva obnubilar-se que o Mensalão foi uma das piores ações contra essa mesma democracia que juram, pasmem,  combater por ela.  

Se de fato quisessem um candidato de esquerda, melhor seria apresentá-los Ciro Gomes. Dizer que vão votar em Lula para restaurar a democracia é conversa fiada. É não querer confessar que passam pano para a corrupção.

É disso que Marina fala, não tem como querer chegar ao poder sem reconhecer seus erros.  Tivemos a chance de eleger uma mulher negra, ex-doméstica, honesta e inteligente. Mas Lula preferiu Dilma. Essa esquerda é formada por chupins da democracia.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...