quarta-feira, 24 de março de 2021

Meu Prontuário foi passear em Queimados

 A primeira vez a gente nunca esquece. Certamente, essa frase se refere tanto para quando algo dá certo ou errado.

No meu caso, foi à segunda opção. É perfeitamente aceitável quando um serviço ao público recém-implantado ocorra falha. Na maioria das vezes é necessário período de testes antes de ser aprovado ou não.

Isso vem acontecendo com o sistema de marcação de consulta para o Centro de Especialidade Médica (antigo 24h) do Fanchem.

Há um mês fui marcar consulta presencialmente. Disseram-me que deveria ligar para um dos quatro números disponíveis.

Cheguei em casa, liguei imediatamente. Em 10 minutos- o que considero um tempo razoável- fui atendido. Imediatamente foram-me disponibilizados dois períodos manhã e tarde. Escolhi o primeiro.

Reuni exames e parti. Às 07h estava no posto. Imediatamente entrei na fila do prontuário.  Às 8h um casal começou a atender numa casinhola. Foi quando começaram os primeiro atritos entre as pessoas queriam marcar presencialmente e o funcionário que pacientemente tentava explicar que por telefone seria mais cômodo e prático.

Achei um exagero da parte dos usuários. Afinal, as pessoas estão trabalhando; eles sabem e entendem do fluxo.

Chegou minha vez e uma jovem colocou os dados básicos como nome da mãe, CEP e endereço. Orientou-me para que fosse à primeira porta. Lá um homem rechonchudo, mas elegante de sorriso fácil e atencioso orientava para que não houvesse aglomeração, afinal vivemos dias difíceis. Permaneci do lado de fora com meu prontuário à mão.

Lá dentro mais uma refrega. Desta vez uma mulher dizendo que tinha marcado para o dia 23, mas que a jogaram a consulta para o dia 29, próxima segunda. Achei um exagero. Certamente ela confundiu a data e estava enchendo o saco dos funcionários.

Já passava das 10h quando o médico chegou. Seu horário é 8h. Imprevistos acontecem. Começou a chamar. Mais um desentendimento. Mais uma troca de data. Mais uma vez eu achei desnecessário tamanha confusão. Os funcionários não iriam confundir horário. Povo mal educado.

O médico, Dr Erick, chamou todos os pacientes marcados para a manhã, menos eu. Ora, fui perguntar ao senhor gentil, citado lá no início (revelou que era o administrador), porque o médico fora almoçar eu não tinha sido chamado, já que eu era da manhã.

Ele alegou que passou mal e me levou à recepção. Ato contínuo, a recepcionista abriu um caderno grosso e vaticinou: “o senhor é o sétimo da tarde”. Como? Já passava das 14h.  Tentei fazer do limão uma limonada. Perguntei que horas o médico voltaria do almoço, para que desse tempo de eu comer algo. Minha glicose gritava. Recebi um sonoro “senta aí!” de uma das mulheres que chamam os pacientes. Já passava das 15h. Ainda tinha paciente na minha frente.

Desisti da consulta. Fiquei com medo de ter a mesma reação das pessoas que condenei na parte da manhã. Afinal é muito compreensível ter uma reação violenta quando se é aviltado num momento de maior fragilidade de um ser humano.

 Serviço: Telefones para marcação de consultas (se conseguir é claro)

2665-7663

  "      7798

  "     7765

  "     7893

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...