sábado, 3 de julho de 2021

Um gay para chamar de seu

 É impossível não entender como um dos grandes fatores políticos desta semana a revelação feita pelo governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite, assumindo ser gay. Com isso, joga sabor a disputa na disputa para presidência até então bicolor entre Lula e Bolsonaro.

Evidentemente, assumir-se gay como orientação exige, no mínimo muita coragem, mais ainda quando se está inserido dentro da política e exerce um cargo importante como o de governador de estado importante.

Parece ter método essa decisão. Difícil não supor que a revelação num programa de grande audiência como o do Bial não fora pensada. Um trampolim para alguém que deseja mais do que continuar governador. Seria um dos candidatos da Terceira Via botando o bloco na rua.

Com sua fala serena, mostrando para o público mais conservador que a pessoa pode ser gay sem que necessariamente precise usar roupa caleidoscópica e cabelos coloridos.

Quem não gostou muito foi a turma que jura defender os direitos dos homossexuais. Jean Wyllys criticou o ato, mas lá em 2005, no BBB 5 usou essa mesma suposta artimanha de se vitimar por ter sido perseguido devido sua orientação sexual, para sensibilizar o público e levar o prêmio de vencedor daquela edição. Com isso, Eduardo desarma futuros ataques e retira a exclusividade da esquerda como sendo os únicos a “lutarem” pela causa. Evidentemente nada na política se deve ao acaso.

No Brasil, desde a redemocratização, o que não falta são experimentações. Já tivemos presidentes Egocêntrico, vaidoso, cínico, inepta, corrupto, e ainda um miliciano.  O país continua aberto às experimentações.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...