domingo, 15 de novembro de 2020

Carta para 1° de Janeiro. Seja bem-vindo, Glauco


Urnas lacradas, votos apurados. Queimados já conhece aquele que comandará a cidade por pelo menos quatro anos: o professor Glauco Kaizer, eleito com 28,83% dos votos válidos.

À primeira vista não parece um bom emprego. Vai herdar uma cidade machucada. Com infraestrutura precária, educação com números ridículos desde falta de creche a pífias avaliações nacionais. A saúde é um caso a parte.  Onde será necessária verificação urgente em muitos contratos e licitações.

Realmente não será o melhor emprego do mundo. Terá- conseguirá?-  urgentemente diminuir o número de cargos comissionados . Para que sobre dinheiro para investir em melhorias  na saúde e também na educação, por exemplo.

Mas como realizar essas ações com uma bancada de vereadores eleita tão diversa? Existem alguns rubicões que seria melhor o prefeito eleito evitar.O primeiro Rubicão que não deve ser atravessado seria o da legalidade. A política é a arte do acordo, mas se isso não feito cercado pelos aspectos legais é crime e depois disso fica difícil retornar à  normalidade nos acordos republicanos.

O segundo Rubicão para não ser atravessado é a ideia de que o novo prefeito seria um enviado por Deus para combater o vilão da injustiça. Vivemos num estado laico. Que inclusive permite manifestação religiosa, mas em horário e local desejado. Faça como os centuriões romanos que mantinham um escravo a dizer-lhe que ele era apenas um mortal. Evidentemente eleito com voto da maioria dos protestantes, não pode fazer disso um gueto.

O terceiro Rubicão, mas não menos importante, é o afastamento prudente desse grupo bolsonarista. Eles são um tipo de rei Midas ao contrário: aonde chega transformam tudo em porcaria ao invés de ouro.

Desejo-lhe toda sorte do mundo, será um emprego difícil, mas temos certeza q de que a população saberá cobrar. Esse escravo sempre o lembrará de que é apenas um mortal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...