quarta-feira, 3 de março de 2021

Quinze municípios do estado aderem ao consórcio para adquirir vacina

 Adesão de Queimados ao consórcio ainda é um mistério

O município de Queimados tem até sexta-feira (5) para decidir se fará ou não parte do consórcio liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para adquirir de forma direta, sem a intermediação do governo federal, novas doses de vacina contra a Covid-19. Niterói, na Região Metropolitana do Rio, foi o último, junto com 14 cidades, a aderir ao consórcio.

 A obrigação de adquirir imunizantes para a população é do governo federal. Mas, por conta da situação de momento da pandemia, o consórcio firmado entre os municípios visa acelerar o processo de compra de doses.

De acordo com os idealizadores, o papel das prefeituras será o de dar suporte aos municípios caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), do governo federal, não consiga suprir a demanda nacional.

A Frente reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas os municípios que estão fora desse escopo também poderão participar. Até o momento, mais de 270 municípios já indicaram intenção de participar.

Após assinada a lista de intenção, o município terá que ter aprovação legislativa na Câmara Municipal de cada cidade, para poder, de fato, participar do consórcio e futuramente da aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e outros. 

A FNP espera que até o dia 22 de março o consórcio esteja constituído e instalado para, amparado pela lei, poder iniciar o processo de aquisição de vacinas contra a Covid-19. Além de doses dos imunizantes, o consórcio também pretende comprar equipamentos, medicamentos e insumos necessários no combate à pandemia.

Os municípios que já aderiram ao consórcio são: Rio de Janeiro, São João do Meriti, Petrópolis, Macaé, Barra do Piraí, Saquarema, Arraial do Cabo, Vassouras, Cordeiro, Mendes, Comendador Levy Gasparian, Macuco, Areal, Volta Redonda e Niterói.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura, mas não obteve qualquer posição da Secretaria de Saúde do município até a postagem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...