quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Desigualdade em tempos de pandemia

     Apenas 13,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 6,3% da população, realizaram algum teste para diagnóstico da Covid-19 até julho. Os dados são da PNAD COVID19 mensal, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE.

     Desse total, 2,7 milhões (20,4%) testaram positivo para a doença causada pelo novo coronavírus. Entre os testes para diagnóstico da doença, as pessoas poderiam ter realizado o exame com material coletado na boca ou nariz com o cotonete (swab); o teste rápido com sangue coletado por um furo no dedo; ou o exame com sangue retirado da veia do braço.

    Nesta edição, a pesquisa traz seis novos temas relativos à pandemia, além das questões sobre o mercado de trabalho e sintomas de síndrome gripal. Os testes, de acordo com a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, foram realizados por homens na mesma proporção 62,2% e 6,4% respectivamente e com idade principalmente de pessoas entre 30 e 59 anos. A pesquisa mostrou que quanto maior a instrução e renda mais  testes foram realizados.

    “Quanto maior o nível de escolaridade e a renda, maior foi o percentual de pessoas que fez algum teste”, acrescentou Maria Lúcia Vieira.

    O Distrito Federal foi a unidade da federação com maior percentual de teste, já Pernambuco registrou o menor desde o início da pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...