sexta-feira, 26 de março de 2021

Estado fora da lei

 Quando a administração pública  contribui para a criminalidade

O mecânico Augusto Sinio, de 38 anos, estava sentado em sua poltrona quando o carteiro chamou e lhe entregou as correspondências. Entre elas, uma particularmente o deixou não apenas surpreso, mas também indignado.

Em suas mãos uma multa por excesso de velocidade numa rua do Centro que ele jura nunca ter passado. “Nunca passei por essa rua, sempre que vou à praia com a família prefiro a Costa Verde. Isso é um absurdo”, desabafou.

É provável que a placa do carro de Sinio tenha sido clonada. Caso comum no Brasil e especialmente no estado do Rio.

Uma das explicações está exposta para quem quiser ver, ou com intuito de praticar crime, a 10 minutos do centro de Queimados, no bairro Vila Camarim: posto de vistoria do Detran.

Lá, placas retiradas de carros que antes eram cortadas para evitar que criminosos duplicassem o código alfanumérico, ficam expostas num monte que facilmente pessoas más intencionadas, com ajuda de um cabo de vassoura conseguem puxar por debaixo da cerca.

Antes o lugar calmo composto na maioria por residências deu lugar à apreensão, com pessoas estranhas circulando pelo local. Inclusive não se intimidam com a presença dos moradores.

Contribui também, o péssimo estado que se encontra o órgão na cidade, a construção em estilo contêineres convive com galhos de uma árvore derrubados durante a última tempestade.

Morador desde antes da instalação do posto na localidade, o eletricista Edmilson Pacheco, 58 anos, afirma que nunca sentiu tanto receio de sair de casa com a família e chegar tarde da noite.

“Veja esta situação, é mato por todos os lados. Com qual segurança vou deixar minha filha ou minha esposa chegar tarde da noite, tamanha é a escuridão do local. Veja esse matagal tomando conta de tudo, inclusive do portão principal. O senhor acha que apenas um guarda vai dá conta disso tudo?”, questiona o morador.

Para um distraído, é possível imaginar que o local esteja desativado a julgar pelo estado de insalubridade que atinge o entorno do posto. Com árvore ameaçando cair nas casas das pessoas e um matagal por todos os lugares, onde facilmente pode alguém se esconder e praticar violência contra as pessoas.

A ineficiência das administrações pública municipal e estadual vem punindo a população com violência e a criminalidade, alimentada pelo descaso de quem deveria combatê-la.

Até o momento do fechamento da reportagem, tanto prefeitura de Queimados quanto o Detran, não responderam às demandas do Blog Salada de Colher para explicar a situação aos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...