sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Péricles Gomes: Um estudioso da natureza e suas consequências

 A Baixada Fluminense como um todo, e o município de Queimados em particular, sofre ano após anos com as consequências das chuvas fortes característica da estação verão.  E pela velocidade das providências tomadas pelas autoridades, o problema pode está longe de ser solucionado. Para tratar do assunto, o blog traz uma entrevista exclusiva com o professor Péricles Gomes, geógrafo com especialidade em climatologia. Morador e estudioso do tema (sua monografia e pós tem como tema estudo de caso o município e suas enchentes) ele aponta soluções e projetos que poderiam ser implementadas por qualquer administração. Fala da estrutura urbana e suas consequências para a cidade:

 Salada de Colher:  Professor, desde 2015 você defende um Plano Municipal de mudanças climáticas no município de Queimados, qual a importância desse plano? 

Péricles Gomes: As alterações do clima pedem novas formas de agir e planejar uma cidade, podem trazer oportunidades para nossa região que se bem planejadas, trabalhadas e executadas. Pode, de fato  resultar em melhorias.  Enxergar a infraestrutura urbana e abordar as mudanças climáticas como um projeto estratégico no contexto urbano é algo extremamente prioritário. As mudanças climáticas expressam um cenário de incertezas e preocupações. Algo precisa ser feito para mitigar o problema.

SDC: Quais seriam as ações para mitigação desses problemas?

PG: AÍ que mora o problema, o município encontra-se numa inércia ambiental preocupante, creio que desde 2004. Creio que precisamos começar do zero, novos projetos, mapeando toda a cidade, analisando a vegetação, nossa hidrografia, aumentando a fiscalização sobre o solo urbano. Precisamos utilizar geotecnologias tanto nos estudos ambientais e urbanos.  Criar ponte  entre meio ambiente e urbanismo, estamos atrasados no que compreende planejamento e politicas públicas. O PMMCQ é uma possibilidade de planejamento e gestão que possibilita unir todas as secretárias em prol de um desenvolvimento coletivo, precisamos mudar a cultura do pensamento que enchente é culpa apenas dos fenômenos climáticos, parece fácil falar, mas é possível mitigar o problema.

SDC: O PMMCQ (Plano Municipal de mudanças climáticas no município de Queimados) traria quais benefícios?

PG: Maior autonomia para a defesa civil agir na prevenção, Serviços Públicos e Meio Ambiente, secretarias que precisam trabalhar em conjunto. Temos uma cultura de dragagem dos rios próximo ao verão ou em períodos de eleições, equivoco. É  necessário cuidar, proteger, fiscalizar, acompanhar nossos rios no dia a dia, não existe mapeamento, estudo geológico por exemplo do rio abel, proteção de algumas áreas que podem colaborar para amenizar a velocidade do vento, o melhor escoamento da chuva, melhor conforto térmico.

SDC:  Cientistas falam muito em aquecimento global, qual sua opinião sobre o tema?

PG: Vamos inserir Queimados neste tema, os eventos climáticos que aqui ocorrem com frequência, como altas temperaturas, enchentes, nada têm a ver com o Aquecimento Global, precisamos falar mais de clima urbano, as chamadas "ilhas de calor, quase tudo que existe na cidade tem origem artificial, a mudança das características da atmosfera local foram provocadas pela substituição dos materiais naturais pelos urbanos. O aumento do calor na cidade altera a circulação dos ventos, a umidade relativa do ar e as chuvas. O asfalto, concreto das construções, propicia a evaporação rápida da água que está no solo, reduz o resfriamento. O calor na cidade é mais perigoso do que o inverno, o Estado do Rio de Janeiro lidera o índice de mortes devido as altas temperaturas. Precisamos adotar estratégias inovadoras considerando as inundações como processo natural e antrópico (relativo à ação do homem.) Soluções sempre precisam ser baseadas em planejamento, mapeamento e tecnologias em consonância com a natureza local.

SDC: Então o PMMCQ seria a grande solução?

PG: Não, parte da mitigação dos problemas, possibilitaria planejamento, projetos e projetos geram recursos para cidade. O PMMCQ possibilita o governante atrair recursos no  médio e longo prazo, tanto em esfera Federal, Estadual e da própria iniciativa privada, muitas empresas já demonstram interesse no tema.

 SDC: Como você avalia as questões ambientais em Queimados?

PG: Preocupante, venho falando a pessoas próximas que o novo governo recebeu uma herança maldita, principalmente nas questões ambientais, somos 76º colocado em avaliação de índice ambiental no estado, estamos em meio à vulnerabilidade climática ambiental, eventos hidro meteorológicos intensos e a falta de planejamento e um ambiente que desconsiderou o espaço em benefício de políticos e particulares. Meio Ambiente não dá voto, somente choro e insatisfação quando ocorrem as enchentes e desconforto térmico, desaparecimento  de nossos recursos hídricos e vegetação.

SDC: Qual sua opinião sobre a canalização do rio Abel?

PG: Resolveram o problema do Centro e transferiu para periferia, juntamente com o assoreamento do solo, a área do antigo pasto onde se situa a Vila Pacaembu era a válvula de escape para regressão de enchentes, o governo à época não levou em consideração isso quando lotearam o lugar, não houve preocupação com escoamento, sustentabilidade. A canalização do rio Abel custou caro, com material de péssima qualidade. O alargamento e a canalização foram obras caríssimas e ineficazes, gerou impactos negativos à biodiversidade hídrica, agravou o assoreamento, diminuiu a seção de escoamento fluvial, começando na ponte que liga a Vila Pacaembu ao São Roque, potencializando os problemas nas áreas periféricas da cidade. Também existe a questão das ocupações às margens do rio, tamponando o escoamento fluvial. A obra gerou um efeito de forte obstrução ao escoamento fluvial nos períodos de chuvas intensas. Pensaram na obra sem levar em consideração a geologia e o clima da Baixada Fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...