sexta-feira, 16 de julho de 2021

Quem matou Marielle? Uma pergunta prestes a ser respondida

 Muito comum no estado do Rio, a esquina aonde se encontram a política com a criminalidade neste momento parece mais visível.

A informação de que Julia Lotufo, viúva de Adriano da Nóbrega, chefe de um bando de assassinos de aluguel intitulado “escritório do crime” e morto após troca de tiros com policiais na Bahia, colocou à mesa como negociação para uma delação premiada o suposto nome do mandante da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, tem deixado o mundo da política e da Justiça em polvorosa.

A viúva de Adriano da Nóbrega teria dito aos promotores que a milícia do Gardênia Azul o procurara para discutir assassinato de Marielle porquê ela "colocava em risco os negócios”, ali e em Rio das Pedras. O nome da pessoa não foi dito, mas um dos chefes da milícia da Gardênia é o ex-vereador Cristiano Girão.

A milícia que age em Rio das Pedras é uma das mais antigas do Rio. Na verdade, é considerada o “o ovo da serpente” que fora apontada como política de segurança, o um "mal menor" para combater a criminalidade. Poucos políticos conseguem penetrar nessa comunidade para pedir votos. É necessário autorização dos chefes da milícia.

Política e criminalidade andam juntas há anos no estado. Quem sabe verificando as votações nesses locais começarão a desfiar o novelo de muitos assassinatos ainda sem explicação que causam temor, corrói a sociedade, e afasta cada vez mais as pessoas da política. Além de, claro, atententar contra a Democracia.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...