sexta-feira, 4 de junho de 2021

O Haiti, quer dizer, a Venezuela, pode ser aqui

 A vingança é mais doce quando é servida fria. E nisso Jair Bolsonaro pode ser graduado com louvor.  Demoraram-se 33 anos, mas Bolsonaro conseguiu, enfim, humilhar o Exército brasileiro, que quase o expulsou em 1986 por indisciplina, ao tentar formar sindicato dentro dos quarteis reivindicando aumento pra oficiais de baixa patentes e graduados.

Evidentemente isso criou animosidade entre o generalato e o tenente rebelde. Reformado ex-officio como capitão, quando se elegeu vereador pelo Rio em 1988, escapando de uma expulsão certa jurou, talvez, vingar-se.

Uma breve historiografia dos quatro filhos mostra que, embora Bolsonaro fizesse uma louvação ao Exército, nenhum dos seus quatro filhos estudou num dos Colégios Militares espalhados pelo Brasil, e orgulho da instituição. O motivo parece claro neste momento: o sobrenome Bolsonaro era amaldiçoado junto aos oficiais superiores.

A não punição de Pazuello abre um precedente perigoso, mostra que, se o Exército não está abraçado com Bolsonaro, ao menos de mãos dadas é o que aparenta. Ao não permitir uma punição por subir num palanque, sendo general da ativa, Bolsonaro humilha toda a instituição na persona do general Paulo Sérgio Nogueira, comandante do Exército.

Bolsonaro vem conquistando com esmero o que começou a implantar há 30 anos. Chamar para si a liderança de cabos, sargentos, suboficiais e soldados. Conta com ajuda de generais deslumbrado com o mel do dinheiro farto em suas contas. Jogando na lama todo o suor que muitos confrades deixaram para reconstruir a imagem da Força pós-ditadura.

 Qualquer soldado, a partir da não punição de Pazuello, pode sonhar com cargos na política. Mesmo sendo militar subir em palanques, armados e protegendo o presidente. É uma venezuelização de Direita.

É nessa tragédia em que o Brasil se encontra. E se insistirem numa candidatura tirada a fórceps de Lula, o incompetente  que habita o Planalto vai ter, ao menos, mais quatro anos para tentar implementar o indizível.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...