quarta-feira, 7 de julho de 2021

Indecisos somam 57%; ficam à frente de Lula e Bolsonaro

 Uma pesquisa encomendada pelo banco Genial Investimentos e realizada pela Quaest Consultoria divulgada nesta quarta-feira, mostra que há espaço para a construção de uma candidatura presidencial de centro capaz de romper a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seu antecessor Lula (PT).De acordo com o levantamento, os indecisos são maioria nas intenções de voto espontânea, com 57%, muito à frente de Lula, que aparece com 21%, e de Bolsonaro, com 18%. Ciro Gomes (PDT) registra só 1% na espontânea, enquanto os demais postulantes ao Palácio do Planalto não atingem nem mesmo este porcentual.

Outro dado reforça o caminho aberto para uma alternativa aos dois favoritos. Perguntados sobre quem preferem que vença a eleição, 41% responderam Lula e 24% afirmaram Bolsonaro. A opção “nem um nem outro” ficou em segundo lugar, escolhida por 31% dos 1500 entrevistados, distribuídos pelas 27 unidades da Federação.

De acordo com a pesquisa os problemas do centro para se tornar competitivo são conhecidos: não há um nome natural para representar esse campo político. Além disso, nenhum dos cotados até agora conseguiu deslanchar. Nos diversos cenários de primeiro turno testados pela Quaest Consultoria, Ciro obtém no máximo 11%. Já Doria, o ex-ministro Henrique Mandetta (DEM) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), registram — respectivamente — 7%, 6% e 4%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), e o senador Tasso Jereissati (PSDB) estão com 3% cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...