sexta-feira, 23 de julho de 2021

Inflação não dá trégua e dispara

 Quando a dona de casa Regina Célia da Motta, 56 anos, moradora de Queimados,  protesta contra a carestia, ao parar em frente à gôndola de um supermercado, ela apenas externa o que boa parte dos brasileiros, principalmente os mais pobres estão passando: a inflação está corroendo o poder aquisitivo das pessoas.

“Como é possível todo dia ter aumento e preço. Eu não faço mais compras por mês, por isso posso acompanhar de perto essa covardia com o pobre. Aonde vamos parar?” Questiona dona Célia em tom de desabafo.

Ela tem razão. A pesquisa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15- IBGE) de julho foi de 0,72 mostra a maior variação para um mês de julho desde 2004, quando o índice foi de 0,93%.

No ano, o índice acumula alta de 4,88% e, em 12 meses, de 8,59%, acima dos 8,13% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em julho de 2020, a variação havia sido de 0,30%.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...