quinta-feira, 22 de julho de 2021

Com fechamento de Indústrias recorde desemprego avança, diz IBGE

 Quando Fabiano Pires Mauriti, 45 anos, morador de Queimados pediu demissão da empresa  em 2019, onde ocupava o cargo de operador de máquinas por  16 anos, para trabalhar numa das empresa localizadas no Distrito Industrial de Queimados, não imaginou que teria tanta dificuldade para conseguir nova recolocação.

“Eu saí da empresa porque queria algo mais perto. Ter mais tempo para minha família, só que não contava com agravamento da crise.” Lamentou.

Fabiano agora está entre os quase 15 milhões de desempregados.  E um dos motivos pela falta de vagas foi divulgado nesta manhã pelo IBGE: a Pesquisa Industrial Anual Empresa (PIA) de 2013 a 2019, trouxe dados que afirmam que a indústria perdeu 8,5% de suas empresas e 15,6% dos seus postos de trabalho.

Em 2019, o país tinha 306,3 mil empresas industriais, que ocuparam 7,6 milhões de pessoas. Nesse mesmo ano, o número de empresas industriais teve a sexta queda consecutiva e estava 8,5% abaixo do seu auge, que foi em 2013 (335,0 mil). Já o número de postos de trabalho caiu 15,6% em relação a 2013, quando o setor empregava 9,0 milhões de pessoas, o apogeu da série histórica.

O fechamento de indústria é um dos fatores das responsáveis pelo desemprego. O governo federal lançou Pronampe, para financiar micros e pequenas empresas, Mas com fundo insuficiente e acesso dificultoso. A depender desse governo, a solução para o desemprego para não ter sido acesa no fim do túnel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...