quarta-feira, 21 de julho de 2021

Queimados divulga plano de retomada às aulas presenciais

 As escolas voltarão de forma gradual, e com lotação reduzida

A prefeitura de Queimados divulgou nesta semana um plano para a retomada às aulas presenciais. A decisão foi tomada após reunião entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

No encontro, foi discutido o plano de retomada, definindo que as escolas poderão retornar com os estudantes divididos em grupos num revezamento, em modelo cíclico, com lotação de 33% ou 50% da turma, de acordo com a classificação das bandeiras de risco, tamanho das salas de aula e cronograma organizado por fases. 

De acordo com as secretarias, os responsáveis poderão optar pela manutenção do ensino remoto mediante a assinatura de termo de responsabilidade.

Para a dona de casa Renata Aparecida Chaves, 47 anos, moradora do bairro Granja Alzira, não deveriam obrigar, caso discordem do momento da volta às aulas presenciais, os pais a assinarem termo de responsabilidade quando uma nova variante (a Delta) está se alastrando pelo estado, inclusive em Queimados.

“Eu penso que essas informações deveriam ser mais claras. Se querem voltar com as aulas presenciais, ou híbridas como dizem, não basta apenas aos responsáveis papéis secundários como o de assinar termo de responsabilidade. Eu entendo que as aulas presenciais fazem muita falta para minha filha, pelo contato com os amiguinhos e professores, mas não posso abrir mão de protege-la.” Afirmou.

De acordo com a nota, antes da volta haverá, no entanto, um período de acolhimento socioemocional aos alunos, e capacitação quanto aos procedimentos e cuidados para os profissionais de educação na retomada das aulas, além de planejamento pedagógico.

Essa ação ocorrerá entre os dias 03/08 à 06/08 da seguinte forma;

- 2h e 30 de aulas presenciais;

- 1h e 30 de aulas remotas para o 1° segmento, asseguradas nas atividades domiciliares de complementação (atividades planejadas pelo professor e que serão recomendadas durante a aula presencial para realização durante o período remoto, tanto na carga restante do dia, quanto para a semana do revezamento em grupo da turma);

- 2h e 30 de aulas remotas para o 2° segmento, asseguradas nas atividades domiciliares de complementação (atividades planejadas pelo professor e que serão recomendadas durante a aula presencial para realização durante o período remoto, tanto na carga restante do dia, quanto para a semana do revezamento em grupo da turma).

As escolas terão ainda um escalonamento semanal entre os estudantes, com uma turma frequentando a sala de aula em uma semana, enquanto a outra fica em casa, alternando na semana seguinte.

Já adesão ao modelo híbrido será de forma gradual, com a volta de modo escalonado entre as unidades de ensino. Assim, o retorno se dará da seguinte forma:  

09/08 - Início das aulas presenciais para alunos da Fase 1 = Escolas da Fase 1 - 1° Segmento de Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) e EJA anos iniciais (1° ao 5° ano)

As fases seguintes acontecerão nos dias 23/08; 13/09 e 27/09, a conferir o retorno em cada unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...