sexta-feira, 30 de julho de 2021

Economia não consegue abrir vagas suficientes, diz IBGE

  Se você conhece um amigo, vizinho ou parente que estejam desempregados saiba que você não está sozinho, 14,6 da população está desempregada um aumento de 0,2%, em relação ao trimestre encerrado em fevereiro (14,4%).

 Isso corresponde a 14,8 milhões de pessoas buscando um trabalho no país. Essa taxa é a segunda maior da série histórica, iniciada em 2012 pelo IBGE. A taxa recorde (14,7%) foi registrada nos dois trimestres móveis imediatamente anteriores, fechados em março e abril.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua)  divulgada nesta manhã (30) mostra que a taxa de desocupação foi de 14,6% no trimestre fechado em maio,

A população na força de trabalho, que inclui as pessoas ocupadas e desocupadas, cresceu 1,2 milhão, puxada pelo contingente de ocupados (86,7 milhões), que subiu em 809 mil, um aumento de 0,9%, na comparação com o trimestre anterior.

A analista da pesquisa, Adriana Beringuy, explica que essa expansão da ocupação reflete o avanço de 3,0% dos trabalhadores por conta própria, única categoria profissional que cresceu no período.

“Esses trabalhadores estão sendo absorvidos por atividades dos segmentos de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, que cresceu 3,9%, o único avanço entre as atividades no trimestre até maio”, diz a analista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...