quinta-feira, 10 de junho de 2021

Lula cai, Bolsonaro não sobe e Ciro se consolida, diz pesquisa

Se pesquisa eleitoral for entendida como fotografia de momento, as imagens de Lula e Bolsonaro estão se tornando rapidamente esmaecidas. E abre, pela primeira vez, flanco para uma candidatura da chamada 3ª Via. Já que, comparado a pesquisa anterior, o ex-presidente caiu 7 pontos em relação a Bolsonaro.

Pesquisa do  PoderData feita nesta semana (7-9 de junho) mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT) seguem em empate técnico para um eventual 1º turno das eleições de 2022. O atual comandante do Planalto marca 33% no levantamento, contra 31% do petista. A diferença entre os 2 fica dentro da margem de erro do estudo, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O percentual dos 2 oscilou dentro da margem de erro em relação à pesquisa anterior, feita um mês antes.

O eleitorado permanece dividido em uma “regra dos terços”: 1/3 está com o atual presidente, 1/3 apoia seu opositor mais expressivo e 1/3 flutua entre os demais candidatos, diz-se indeciso ou pretende votar em branco ou nulo.

Dentre os demais nomes, o pedetista Ciro Gomes (PDT) teve alta de 4 pontos percentuais, no limite da margem de erro, em relação ao levantamento de maio. Concentra 10% das intenções de voto e consolida-se em 3º lugar.

É a 1ª vez que um candidato da chamada “3ª via” desponta entre os demais. Logo atrás vêm Luciano Huck (4%), Luiz Mandetta (4%), João Doria (3%) e João Amoêdo (3%).

A eleição presidencial está marcada para 2 de outubro de 2022.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A hipocrisia e os chupins da democracia

 É louvável para uma mulher negra, que teve de trabalhar como doméstica para se formar numa universidade chegar ao poder em um importante pa...